Você com certeza já conheceu alguém ou você mesmo já recebeu um diagnóstico de tendinite, não?
Hoje, conhecido tecnicamente pelo termo “tendinopatia”, são condições degenerativas e inflamatórias específicas do tendão, caracterizadas por dor e incapacidade. Se caracteriza por uma redução na transmissão de força do músculo para o osso devido à dor, gerando incapacidade nos pacientes acometidos. Pode acometer qualquer região do corpo, já que os tendões estão presentes em todos os músculos, unindo os músculos aos ossos.
Principais causas
Devido ao papel no suporte de força, o tendão é exposto a condições extremas, que podem levar a uma sobrecarga estrutural. As principais causas estão associadas a uma demanda mecânica muito maior do que o tendão pode tolerar e são causados por movimentos como salto, aterrissagem, que são comumente adotados durante gestos ou práticas esportivas.
Mas tratando-se de indivíduos sedentários, que é onde a maior parte da população se enquadra, essa demanda excessiva pode se tratar apenas de atividades habituais do dia a dia como subir e descer escadas, ou trabalhos que exijam movimentos repetitivos.
Possui também influência de condições metabólicas como diabetes, que influencia na qualidade do colágeno do tendão, e também a obesidade.
Regiões mais comuns
Das tendinopatias mais comuns dos membros inferiores (pernas), a tendinopatia glútea afeta cerca de 45% da população nos países em desenvolvimento e não está relacionada a um trabalho específico ou atividade esportiva. Ao contrário das demais, a tendinopatia glútea é mais comum em pacientes com baixo nível de atividade física.
E como tratar?
Evidências atuais mostram que as infiltrações de corticosteróides apresentam apenas efeitos de curto prazo, e o uso prolongado enfraquece o tecido favorecendo a ruptura do tendão.
A terapia por exercícios é o recurso com evidências de melhor qualidade metodológica para o tratamento das tendinopatias. Quando combinamos o uso de terapia à laser com exercícios de fortalecimento, conquistamos resultados melhores para dor e incapacidade.
O tratamento melhor indicado, portanto, é a fisioterapia, baseando-se na melhor evidência disponível para a condição. Aqui nós realizamos fortalecimento específico progressivo, podendo ser associado a laserterapia, sendo esta a conduta mais indicada.
Agora você já sabe: Tendinopatia? Procure um fisioterapeuta especialista no assunto. E aqui na SERO Spine nós temos!