Como o Pilates pode ser útil para a prática esportiva?

Você sabia que o Pilates pode ser um excelente aliado no preparo físico para atletas amadores ou profissionais praticantes de esportes de alto rendimento?

O Pilates por muito tempo foi visto como um exercício para idosos ou apenas para mulheres. Hoje já sabemos que isto é um mito, que o pilates pode ser uma atividade física de diferentes intensidades, podendo serem utilizados movimentos extremamente avançados quando necessário.

E hoje está ganhando palco não somente para os homens, mas para atletas de todos os gêneros e idades!

Comumente vemos imagens de atletas recebendo preparo físico dentro de academias, nos equipamentos de musculação. No entanto, esta realidade vem mudando pouco a pouco, e começamos a ver uma série de atletas renomados realizando exercícios do método em prol da melhora de performance esportiva, tratar e prevenir queixas e lesões.

Vamos falar um pouco de como isso acontece:

Os exercícios do Pilates têm como objetivo a melhora da força muscular, mobilidade, estabilidade das articulações, além de auxiliar no controle de dor, melhora da concentração e prevenir doenças sistêmicas causadas pelo sedentarismo. Tudo isto é possível com a prática constante do método.

Quando se trata de um atleta (e lembre-se: aqui estamos referindo-nos aos profissionais mas também e não menos importante, os atletas amadores) existe uma série de especificidades a serem trabalhadas dentro do exercício, e o Pilates consegue ser efetivo quando associamos diferentes objetivos com movimentos combinados, podendo ser feito o fortalecimento de vários grupos musculares de forma simultânea e ainda assim conseguir trabalhar a flexibilidade e mobilidade, tudo num mesmo exercício!

Você já reparou como são os movimentos do surf? Uma série de movimentos de tronco, combinados com um agachamento mantido, numa superfície extremamente instável. Ter força neste caso é de suma importância, porém ter mobilidade é indispensável. Um excelente exemplo que podemos citar, é o surfista renomado Gabriel Medina. Um atleta que entrega muitos resultados, e comumente vemos imagens em suas redes sociais do mesmo praticando Pilates.

Não somente Gabriel Medina, como recentemente foram divulgadas imagens das atletas de vôlei da seleção brasileira praticando pilates nos bastidores das Olímpiadas de Paris:

Isso significa que se até você que pratica aquele futebol de final de semana irá se beneficiar da prática. Imagina jogar aquela “pelada” com os amigos, correndo, chutando com mais potência, suportar o impacto contra outros jogadores e terminar sem dores: nos joelhos, tornozelos, quadris… e ainda prevenir a famosa ruptura do LCA, ou do tendão de Aquilles?

Não demore mais tempo para iniciar as aulas de Pilates. Garantimos zero arrependimentos!

VENHA CONHECER A SERO PESSOALMENTE

Somos especialistas em ortopedia e traumatologia através da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, e experts em Pilates Clínico!